logo-lyra-final.png

Associação Lyra

 

                                   Realidade é sonhar.
 
Em um momento de crise mundial com a pandemia causada pela COVID-19, unidos por um mesmo objetivo, surge a Associação Lyra, constituída por pessoas com um histórico de atuação na promoção e garantia de direitos.
 
As ações iniciais da Associação são voltadas para o apoio material e psicológico às famílias em situação de vulnerabilidade social da Zona Leste de São Paulo, buscando doações e parcerias possíveis para o enfrentamento dos efeitos da transmissão do vírus e da ampliação do isolamento social.
 
O nome da Associação partiu da "Constelação Lyra", esta é uma bonita constelação dominada por Vega, uma das estrelas mais estendidas do céu. Olhando com atenção quase se pode imaginar as cordas da Lyra contínuas pelo paralelogramo de quatro estrelas que a acompanham.
 
As pessoas atendidas pela Associação são vistas como uma constelação, se correlacionam o tempo todo e possibilitam assim a solidificação de experiências positivas que vêm ao encontro com a realidade de cada um/uma, sendo suas relações o ponto chave do trabalho desenvolvido pela equipe que atua na Lyra.

MISSÃO

Intervir junto à população em situação de vulnerabilidade social na busca por garantia de direitos, em especial às crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, através de programas, projetos e serviços nas áreas de assistência social, direitos humanos, educação e cultura, abordando temáticas como relações de gênero e sexualidade, ecologia, saúde preventiva, esporte e lazer, capacitação para geração de trabalho e renda.

VISÃO

Ser referência no desenvolvimento humano e social e na educação, na busca por formar o cidadão pleno.

VALORES

As ações da Organização Lyra são firmadas no espírito de cooperação e pautam-se pelo sentimento espontâneo de Amor ao próximo, tendo como olhar especial a família e a participação efetiva dela na sociedade. Na definição de seus fundadores as pessoas passam pela terra para deixar suas marcas, e neste percurso a Organização Lyra com sua equipe, procura contribuir para fomentar no público atendido o fortalecimento da solidariedade e da formação crítica do sujeito.

OBJETIVOS

Para a consecução de suas fidelidades, a Organização Lyra poderá sugerir, promover, colaborar o executar ações e projetos visando 6 objetivos:

 

I - execução de serviços, com finalidade educativa, artística, cultural e informativa, respeito aos valores éticos e sociais, em benefício do desenvolvimento geral da comunidade;

 

II - promoção da assistência social às minorias e excluídos, desenvolvimento econômico e combate à pobreza;
 

III - promoção gratuita da educação, saúde, incluindo prevenção do HIV-AIDS e consumo de drogas;

 

IV - preservação, defesa e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável;
 

V - promoção do voluntariado, da criação de estágios e colocação de treinamentos

no mercado de trabalho;
 

VI - promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais

CONHEÇA A DIRETORIA
2.png

Pablo Rodrigo da Silva Lima
Presidente
 

  Pedagogo, com especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Educação Especial com Ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Possui 19 anos de experiência em políticas públicas, com atuação nas áreas de Assistência Social, Direitos Humanos, Cidadania, Educação e Saúde.

  Atuou em diversas funções técnicas e de gestão, como Educador Social, Orientador Socioeducativo, Coordenador Pedagógico, Técnico em Educação Especial, Gerente de Serviços de Acolhimento, Formador de Equipes e Coordenador Geral de Centro de Referência LGBTI+.

  Conta com formação reconhecida internacionalmente, tendo participado de intercâmbio profissional em Portugal, em instituição voltada ao atendimento de jovens e adultos com deficiência e suas famílias.

3.png

Regina Jéssica dos Santos Pereira

Secretária
 

  Profissional com mais de 15 anos de experiência nas áreas de atendimento ao cliente, gestão administrativa e suporte hospitalar. Atua como Agente Técnico de Atendimento, com foco em orientação consultiva, escuta ativa e uso de ferramentas de CRM.

  Possui vivência em rotinas de RH, organização de prontuários, controle de insumos e suporte comercial.

  Formada em Gestão de Recursos Humanos, com qualificação complementar em comunicação organizacional e práticas administrativas. Tendo atuado em Serviço de Medida Socioeducativa, equipamento vinculado a Secretaria de Assistência Social de São Paulo na Zona Leste de São Paulo. 

branco.png

André Luis Rogério Cavalcante Ribeiro

Tesoureiro

 

  Psicólogo, com Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário São Camilo. Também é Técnico em Desenvolvimento Comunitário (antiga Orientação Comunitária) pela ETEC Cepam. Possui 9 anos de experiência nas áreas da Assistência Social, Saúde e Direitos Humanos.

  Ao longo de sua trajetória, atuou no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Sistema Único de Saúde (SUS) e em iniciativas voltadas à promoção da Cidadania. Atualmente, integra a equipe da Estação Cidadania II, serviço de convivência da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, que atende pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

  Com passagem por equipamentos de média e alta complexidade da Assistência Social, atenção básica e serviços de saúde mental do SUS, também atua como Psicólogo Clínico, com ênfase no atendimento a pessoas LGBTQIAP+, especialmente adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas.

CONSELHO FISCAL
284 x 246 (1).png

Rogério Binow Schmidt Andrade

Conselheiro Fiscal

 

     Psicólogo e Pedagogo, com pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Sexualidade Humana e Saúde Mental. Possui 14 anos de experiência no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com atuação voltada à promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania.

 

     Atualmente, exerce a função de Assistente Técnico de Gestão no Centro de Referência LGBTI+ Norte, da cidade de São Paulo. Também atua como voluntário em Psicologia na Casa 1, oferecendo atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Integra o grupo de pesquisa Race.Id da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), desenvolvendo estudos interseccionais sobre raça, identidade e saúde.

6.png

Jéssica Carolina de Oliveira 

Conselheira Fiscal

 

     Psicóloga, com Pós-Graduação em Psicopatologia e Dependência Química, e em Psicologia Jurídica. Possui 7 anos de experiência na área, com atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sistema Único de Saúde (SUS), e na promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania. Desde 2006, desenvolve ações voltadas à população em situação de vulnerabilidade social.

     Atualmente, atua na Política para Mulheres, em serviço especializado de atendimento a vítimas de violência doméstica, vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Tem passagem por equipamentos de média e alta complexidade na Assistência Social, serviços de saúde mental no SUS e na gestão pública, com atuação no Programa Operação Trabalho Redenção, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

     É também Psicóloga Clínica, com ênfase no atendimento a adolescentes, jovens e adultos que vivem e convivem com HIV, além de atuar com demandas relacionadas às questões raciais e à população LGBTQIAP+.

4.png

Juliana Fernandes Teixeira Araújo

Conselheira Fiscal

 

     Assistente Social, com 13 anos de experiência na Política de Assistência Social, atuando principalmente nos Serviços da Proteção Social Especial de média complexidade.

     Desenvolveu sua trajetória profissional em serviços como as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SMSE-MA), voltadas à defesa dos direitos de adolescentes e jovens, com foco na atenção integral e na articulação intersetorial entre a rede socioassistencial, políticas públicas e o Sistema de Garantia de Direitos.

     Atualmente, atua no Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPSCAVV), cuja missão é fortalecer a autoestima, promover a superação das situações de violação de direitos e contribuir para a reparação das violências vividas.

ASSOCIADOS
fernanda.png

Fernanda Farias

     Assistente Social, com especialização em Políticas Públicas com Ênfase em Saúde da Família. Possui 14 anos de experiência na Política de Assistência Social, atuando em diferentes níveis de complexidade — da média à alta — além de experiência na área da Saúde, com atuação em hospital infantil.

 

     Ao longo de sua trajetória, desenvolveu atividades como técnica de referência no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), articuladora de redes de proteção e apoiadora de famílias em situação de vulnerabilidade social. Tem como principais fortalezas a escuta qualificada, o olhar atento às interseccionalidades e o compromisso com a defesa e a promoção dos direitos humanos.

fotos dos integrantes.png

Adriana Salles da Silva

     Assistente Social, com Pós-Graduação em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família. Possui 11 anos de experiência na área socioassistencial, com atuação em contextos de média e alta complexidade.

     Ao longo de sua trajetória, atuou junto a pessoas idosas, em situação de rua, crianças e adolescentes em acolhimento institucional, além de famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade. Desenvolveu também atendimento e encaminhamento especializado ao público LGBTIQIA+.

     Com experiência nas funções de Assistente Social, Analista de Desenvolvimento Social e Coordenadora, consolidou uma visão ampliada das questões sociais, aliando escuta qualificada, acolhimento humanizado e intervenção social eficaz.

5.png

Rafael Andrade Binow Schmidt

 

Farmacêutico, com especializações em Saúde Pública e em Farmácia Hospitalar. Mestre em Biologia Molecular e doutorando em Infectologia pela UNIFESP, atua com pesquisa clínica, diagnóstico laboratorial e saúde coletiva.
Tem experiência em laboratórios clínicos e de pesquisa, com atuação em análises moleculares, controle de qualidade e formação técnica de equipes. Desenvolve estudos voltados à saúde de pessoas vivendo com HIV, especialmente na busca por estratégias de tratamento mais eficazes e acessíveis.
Desde 2020, atua como voluntário em projetos sociais por meio da Associação, colaborando em ações de promoção à saúde, educação e cuidado multiprofissional. Seu trabalho é guiado pelo compromisso ético, técnico e humano com a melhoria das condições de vida e bem-estar da população.